top of page

AXIOMA HERMÉTICO / DOGMA MÁGICO

  • Foto do escritor: Augusto Carneiro
    Augusto Carneiro
  • 26 de jan. de 2019
  • 7 min de leitura
“- Sim, EXISTE um dogma único, universal, imperecível, forte como a razão suprema, singelo como tudo que é grande, inteligível como tudo que é universal e absolutamente verdadeiro e esse dogma foi o progenitor de todos os demais.”
Representações de diversos símbolos que expressam o axioma.

O que está em cima é como o que está embaixo. Compreendendo este princípio da correspondência podemos entender os segredos da natureza, essa CHAVE foi e é usada pelos astrólogos, hermetistas, alquimistas, cientistas, iniciados, e é fundamental para os estudos ocultistas, pois podemos raciocinar e conceber teorias ao desconhecido, observando o conhecido.


A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta. Concebe-se que sociedade é um microcosmo de ordem universal, e ao aprender a obedecer às leis que REGEM O UNIVERSO, criamos um estado mental pacífico e ordenado em cada indivíduo, e isso se converte em uma sociedade com a base pacífica e ordenada.


Vivemos num mundo hoje que QUEBRAR REGRAS, LEIS é o convencional e não exceção e por isso passamos por constantes tribulações familiares, e desastres naturais. A FORMA GUARDA PROPORÇÃO A IDEIA, a sombra é a medida do corpo calculada em sua relação com o raio luminoso, a bainha é tão profunda como o comprimento da espada, a produção é igual a destruição.


Em magia existe apenas um dogma, e ei-lo: o visível é a manifestação do invisível, o verbo perfeito está nas coisas apreciáveis e tangíveis, o mago eleva uma mão para o céu e desce a outra para a terra e diz: NO ALTO A IMENSIDADE, EMBAIXO TAMBÉM.


Esse gesto é emprestado a VÁRIOS SÍMBOLOS SAGRADOS e objetos de estudo, o vemos bastante em sua forma microcósmica usando apenas uma das mãos, onde os dois dedos maiores se direcionam para cima e os dois menores se voltam para baixo, ambos lado a lado. Segundo a Quirologia, de todos os dedos da mão, o Polegar é o mais importante, e está localizado no quadrante de nossa mão que reflete as energias do nosso consciente e da nossa forma concreta de atuar no mundo, representa o EU, o indivíduo que manifesta a energia e faz fluir-la.


Antes de continuar no campo das configurações imagéticas, é interessante mostrar que vemos essa relação também nas nomenclaturas, assim como podemos observar nos TATTWAS, que são métodos para se entender os cinco elementos alquímicos. Tat representa Deus e Twas o indivíduo, significando: Isto (que é o Universo) és tu. Similar ao axioma hermético, se relaciona diretamente com o conceito de Macrocosmo e Microcosmo.


Neste ponto é importante lembrar que Hermes Trismegisto a quem foi atribuída a criação da Tábua de Esmeralda que contém as 7 leis universais, estima-se que viveu por volta 1.500 a.C ou 2.500 a. C o que outorga sua originalidade avante algumas dessas representações. O primeiro vestígio documentado sobre a Tábua de Esmeralda pode ser encontrado numa carta de ARISTÓTELES a ALEXANDRE O GRANDE, teve algumas de suas traduções feitas por grandes filósofos como Isaac NEWTON e Helena BLAVATSKY, figuras pouco renomadas não?


Os símbolo do Baphomet, yin e yang e dentre outros revelam o acasalamento da alquimia, representação do aspecto masculino e feminino da criação, o homem sendo a representação do ativo, expansor, iniciador, destruidor, semeador e a mulher o passivo, que reuni, fecunda, forma, rega e colhe, um ligado a guerra e a outro a paz. ENERGIA PROJETIVA E RECEPTIVA, vontade finita e infinita, individual e universal. Assim o universo é contrabalanceado por duas forças opostas que o mantém em equilíbrio com sabedoria, a força centrípeta e centrífuga que mantém nosso mundo em movimento e nele tudo é criado e subsiste. (Lei da Polaridade)


Nos exercícios orientais chamados CHI KUNG que já tive o prazer de praticá-lo esporadicamente, aprendemos que existem 3 tesouros (Tan Tien’s), que são CÉU, TERRA E HUMANIDADE. A humanidade é especificamente o praticante, o sábio, o soberano, que diferente do homem comum sintetiza o melhor do céu e da terra, equilibrando e servindo de ponte e emissário da bondade de ambos. É importante não somente refletir, mas sim como manda o AXIOMA, trazer para prática e isso o chi kung, tai chi, yoga fazem com maestria.


Observando a figura mais popular que é o mestre JESUS, ele nos estimula a pedir a DEUS que a vontade do próprio Deus seja feita da Terra, assim como é feita no céu, certo? Porque para que a vontade de Deus seja feita na Terra ou melhor na NOSSA VIDA, é necessário que nós também queiramos. Claro que vão falar que há desígnios maiores e missões pré estabelecidas para nós, mas há também o livre arbítrio e não creio na ideia de determinismo ou fatalismo.


Já foi dito também em outro post que Cristo está em TIPHERETH, que é a sefirah central da Árvore da Vida e representa assim o ponto de convergência da integralidade do ser humano na manifestação. É também o ponto médio entre os níveis espirituais e a manifestação densa sobre a Terra.


A CARTA DO MAGO é um arcano que explica bem todo esse contexto. A energia dele vira ação, ele consegue transmutar as energias ruins para boas com a força do pensamento e reunindo elementos. Seus estudos, ritos, cerimônias, vocalizações, símbolos refletem o que está no plano mental e divino e traz para o palco do mundo que é o plano físico. Isso em algumas correntes também é chamada de psicurgia. Na FÍSICA podemos entender como a energia potencial que gera energia cinética e temos como resultado a energia mecânica.


Lembrem-se UMA ENERGIA PRIMORDIAL PRECISA SER GERADA NO ESPIRITUAL, FORJADA NO MENTAL E MATERIALIZAR-SE NO PLANO FÍSICO.


“Separe a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia, use sua mente por completo e suba da Terra ao Céu e, depois, desça novamente à Terra e junte os poderes do que está acima e do que está embaixo. Assim, você conquistará a glória no mundo inteiro e a obscuridade fugirá de ti”.

Este trecho da Tábua de Esmeralda significa que devemos LIBERTAR PURAMENTE NOSSA ALMA DE TODO PRECONCEITO E VÍCIO, usando a sabedoria, o trabalho, e a vontade. Temos que distinguir nossas ações (terra) dos pensamentos (fogo), o que é saudável (sútil) do que nos prejudica (denso). A nossa atenção está tão concentrada nesse ovinho que vivemos que não nos percebemos no imenso galinheiro à nossa volta.


Quando o calor do sol (fogo) aquece adequadamente a terra e a água, um vapor se faz, e esta força sobe aos céus e desce novamente à terra em forma de chuva e fica mais potente porque adquiriu novas propriedades refinadas. Observe que o mesmo ocorre conosco pois SOMOS PARTE DA NATUREZA, quando meditamos, estudamos, nos abrimos a outras possibilidades vamos nos melhorando, deixando hábitos negativos e somando positivos. Note também que em inúmeras situações de sua vida verá mais de uma lei se manifestando simultaneamente, se não todas! Por exemplo, observando o processo da chuva vemos a lei do ritmo, causa e efeito, vibração, gênero (fogo e água = masculino e feminino = irradiou-se luz, e absorveu-se água) e por aí vai.


Dito isso, como posso usar esse dogma mágico, na minha vida diária? Esse pode ser um caminho para te dar respostas que até então para nós seria inacessível. Coisas tais como, observar que o tamanho do pedido é o mesmo do seu esforço empenhado e que tudo na vida exerce a troca equivalente por meio de uma moeda. Compreender o comportamento da população, observando as formigas, ver que o nosso olho carrega uma complexidade tão vasta quanto o cosmos, ver que seu quarto bagunçado reflete sua total falta de atenção com seu próprio aspecto interno, sua intimidade, poder observar o movimento das marés e entender as leis do ritmo e assim consequentemente descobrir chaves para “contornar” tal lei, prometo explicar melhor futuramente isso em outro texto.


E "assim, o mundo foi criado. Disso sairão admiráveis adaptações, das quais aqui o meio é dado."

Ou seja, usando essa mesma FÓRMULA onde quisermos, realizamos grandes obras, pois tudo parte de um mesmo princípio. Em todas culturas e religiões, do UM nasceu o DOIS, e do dois nasce o ternário e dele tudo advém, fazendo a análise reversa, tudo parte do uno. O filósofo, matemático e astrônomo grego Pitágoras acreditava que o 1 é o número da unidade, o único número absoluto, aquele a partir do qual todos os outros ganham sentido.


“… sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.”

Essa frase já citada me faz transitar mais uma vez entre sabedorias ocidentais e orientais para lhe mostrar que o mistério é UNO. Existe um MANTRA da Sabedoria Transcendental, que nos permite retomar a nossa verdadeira natureza, ele tem um enorme poder, auxiliando a ativar o chakra do terceiro olho para ampliar nossa visão e compreensão do mundo, se trata do:


“Gate gate paragate parasamgate bodhi svaha.”

Que em sua tradução literal significa: foi, foi (Gate Gate), Foi além (Paragate), Foi completamente para a outra margem (Parasamgate), Chegou à iluminação, que maravilha (Boddhi), Que assim seja, que se manifeste (Svaha). O “ir” nesse caso se refere a ter saído da inconsciência e ter despertado, saído do seu mundo YESÓDICO (ilusão). Mas ele não quer dizer apenas que devemos nos manifestar do outro lado, assim como um monge que simplesmente alcança sua “sabedoria” nas montanhas e por ali permanece, o mantra aponta que deve-se voltar! e conviver com a sangha (comunidade), com os demais e por a prova isso, e não só, ENSINAR também!


Esse pensamento pode ser entendido somente aqui nesse plano, como encarnados, ou também nos projeta para a concepção pós-vida, quando atingimos graus espirituais maiores e existimos apenas em espírito, pois já em estado sútil podemos auxiliar os que ainda estão no início da caminhada, afastando-lhe as mazelas, pois a luz sobrepõe as sombras, e este é um dos papéis dos espíritos de luz em nossas vidas.


A busca está em fazer a transição de uma existência puramente mundana e profana para o estado que os budistas chamam de ILUMINAÇÃO. Para os Cabalistas é a imagem de Adam Kadmon, para a grande maioria dos ocultistas é o PENTAGRAMA voltado para cima fazendo alusão ao homem ascensionado. Espero que tenham compreendido um pouco essa chave filosófica tão antiga, vasta e complexa.


Comments


bottom of page